sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto de Extensão “Diversidade étnico-cultural"

Sábado, 06/08/2011
Projeto de Extensão “Diversidade étnico-cultural: realidade e desafios no município de São Bernardo/MA, proposto pelas Professoras de História e Sociologia”
Bibliografia discutida:
SEMPRINI, Andrea. Etnia, individualismo, espaço público. In: Multiculturalismo. Ed. EDUSC, 1999.
____________________________.Espaço Publico e Espaço Multicultural. Ed. EDUSC, 1999.

A questão tratada pelo Semprini(1999) no capítulo “Etnia, individualismo e espaço público” é a relação entre individualismo e multiculturalismo. Como esta relação colaborou para a transformação do espaço social.
Nas sociedades contemporâneas, ocidentais e capitalistas o Individualismo é pré-condição de uma sociedade democrática e justa. No entanto, com a crise do paradigma politico e de sua incapacidade de sugerir um modelo adequado para o arranjo do espaço social. Este torna-se espaço sociocultural.(p.116). Ocorre, então, uma inversão: afiliação e o sentimento de pertença, que antes eram percebidos como algo ultrapassado que impedia o desenvolvimento pleno do individuo, passam a ser condições possibilitadoras de realização deste (p.103).
Dessa forma, outra questão se coloca neste novo espaço sociocultural: como tais dimensões-individualismo e da subjetividade- podem resultar numa direção moralmente satisfatória e socialmente justa? As experiências da diferença podem ser difíceis e desestruturadoras em suas manifestações históricas e sociológicas concretas. Quando acontece a interação, um indivíduo pode sentir que sua auto-imagem retransmitida pelo outro é uma imagem desvalorizante, discriminatória ou te agressiva.(p.104-105) Já que todo individuo faz, de um modo mais ou menos explicito, um “julgamento” sobre a identidade do outro e é objeto, por sua vez, de um julgamento análogo.(104).
Mudança estruturais ocorrem nesse novo espaço: oposição alto e baixo no espaço sociocultural é substituída por centro-periferia. Centro posição dominante, poder de ditar as regras de funcionamento do sistema. Periferia: encontram-se os grupos que estão na margem. Em vez de ascensão fala-se em deslocamento para zonas menos periféricas, de aproximação do centro. O acesso a este espaço dá-se por meio da inclusão, através da lógica de integração ao assumir progressivamente os valores e comportamentos característicos do centro do sistema. No capitulo seguinte discutimos os 4 principais modelos de multiculturalismo: Modelo Politico Liberal Clássico, Modelo Liberal Multicultural, Modelo multicultural maximalista, Modelo do multiculturalismo combinado. Semprini considera o modelo Liberal Multicultural, proposto pelo autor Kymlicka tendo a melhor concepção de um espaço multicultural onde os diferentes grupos poderiam ver atendidas suas reivindicações de reconhecimento e identidade, preservando ao mesmo tempo a possibilidade de existência de uma dimensão coletiva- ultrapassando os horizontes da etnia e de instituições igualitárias e democráticas.(144).
Ao final da tarde assistimos a um documentário do Darcy Ribeiro, O Povo Brasileiro, sobre “A Invenção do Brasil”. O vídeo como mais um recurso para pensarmos o processo de construção e de invenção da sociedade brasileira. Esta por si é uma sociedade multicultural desde a formação.

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